O número de empreendedores no Brasil não para de crescer. São 600 mil novos negócios a cada ano, segundo o Governo Federal. São lojas, restaurantes, mercados, empresas de tecnologia e as famosas startups. E se depender do desejo dos brasileiros, o número só tende a aumentar. De acordo com o Sebrae, abrir uma empresa figura na terceira posição dos sonhos da população. Perde somente para a compra da casa própria e viajar pelo Brasil.

Istock/Сергей Хакимуллин

Créditos: Istock/Сергей Хакимуллин

Muitos brasileiros estão motivados a ser tornarem seus próprios chefes

Mas se tornar empreendedor não é tarefa simples. A boa vontade, muitas vezes, esbarra na carga tributária e na falta de crédito, dois dos principais entraves na criação de novos negócios no Brasil. Nos últimos anos, no entanto, o governo tem tentado mudar esse cenário criando novas políticas de incentivo como o Supersimples e o recente programa Start-Up Brasil.

Além desse apoio, as instituições de ensino estão cada vez mais preocupadas em formar novos talentos. Hoje, há inúmeros cursos gratuitos e graduações inteiras voltadas a quem quer iniciar nessa área.

Se você está dentro do quadro de pessoas que pensam em empreender, tome nota de uma das melhores estratégias de sobrevivência: inovação. Segundo especialistas, achar soluções inovadoras para problemas antigos ou mudar algo no processo de produção que torne o produto mais sustentável são maneiras de identificar oportunidades de se firmar no mercado.

 

Rede Catraca Livre

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Publieditorial da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.